Saturday, April 28, 2007

PORTUGUESES EXPLORADOS EM ESPANHA

Mais de dois mil trabalhadores estão actualmente a ser alvo de exploração laboral na zona espanhola de La Rioja, anunciou, ontem, o procurador-chefe do Tribunal Superior de Justiça de La Rioja (TSJR). Fonte da Secretaria de Estado das Comunidades afirma que esta denúncia resulta do "combate firme" à exploração de trabalhadores levados a cabo pelos dois países.
Juan Calparsoro apresentou os dados numa conferência de Imprensa destinada a divulgar os dados do ano passado da Procadoria-de La Rioja, explicando que continua em curso uma investigação detalhada para clarificar dados sobre o tráfico ilegal de imigrantes de pessoas com fins laborais.
O responsável acrescentou que foram já detectadas várias situações de captação de portugueses muito pobres, com problemas de droga e até deficiências físicas e mentais que estão a trabalhar em condições praticamente de escravatura. A maioria dos portugueses são oriundos de zonas pobres da região do Porto. No caso mais recente, em Março, uma operação da Gurda Civil em várias localidades da região de Rioja conseguiu "libertar de um regime de escravatura encoberta" 91 trabalhadores,a maioria portugueses, detendo 17 exploradores dos operários, 13 destes portugueses.

No comments: