Tuesday, April 24, 2007

O 25 DE ABRIL

Faz amanhã 31 anos que se deu o 25 de Abril, a chamada Revolução dos Cravos.
É uma data, em que o povo português tem fortes razões para comemorar efusivamente, pois, estabelece um marco, entre um passado ultra-conservador, retrógrado, e tirânico, e um futuro, democrático, progressista, e livre.
Portugal, antes do 25 de Abril, vivia isolado do mundo, como dizia Oliveira Salazar, "orgulhosamente só", sendo que à medida que o tempo decorria, o mundo evoluia, na técnica, na ciência e na política, em todas as áreas do conhecimento, enquanto que, nós por cá, acorrentados à vontade de um homem, que detinha o poder absoluto, distanciávamo-nos cada vez mais da corrente avassaladora de progresso que enchia todos os países do mundo livre.
Pode-se dizer que o tempo, antes do 25 de Abril, foi um tempo perdido, perdemos em tudo, ou em quase tudo: na cultura, no comércio, na indústria, e até em vidas humanas.
Portugal ainda hoje, sofre os resultados da paralisia que foi motivada pela política desse homem.
No entanto, Portugal teve a sorte de beneficiar de um acontecimento político que se havia dado na Europa, que o arrastou para o convívio de outros países europeus, e que associado a eles conseguiu de certa forma saír do marasmo asfixiante em que se encontrava. Refiro-me, claro está, à União Europeia.
Não fôra a União Europeia, e Portugal, hoje, ainda estava ao nível de uma Roménia ou de uma Bulgária.
Fala-se, por vezes, que o 25 de Abril é responsável de coisa menos boas, que, entretanto, também vão acontecendo. Discordo. Os oportunistas, os demagogos, as pessoas sem escrúpulos, aconteceriam, mesmo se estivéssemos no sistema político mais perfeito do mundo.
O Parlamento, os Governos actuais, é que têm de encontrar forma de eliminar esta escória que tenta desacreditar a Democracia e o Estado Português.
É certo, que nem tudo está bem, ou melhor, que poderíamos estar melhor, mas isto faz parte do jogo da democracia, ao povo compete escolher os melhores para governar Portugal.
Os Portugueses têm razões de sobra para estarem com o 25 de Abril.
Viva o 25 de Abril.
Viva Portugal.

No comments: