Sunday, April 15, 2007

ALGUMAS IDEIAS QUE ESTIVERAM NO LANÇAMENTO DO CIVICO

Quando pensei lançar o blog "O Cívico", pensei ao mesmo tempo, que tal espaço de comunicação devia ser, fundamentalmente, uma voz de cidadania em confronto com tudo o que se passa à sua volta, de bom ou de mau.
Não é fácil o cidadão fazer-se ouvir, quando reclama justiça numa linha de defesa dos seus direitos, perante os poderes instítuidos.
O cidadão, de uma maneira geral, é visto no seio das organizações, como um individuo chato, ignorante, que só estorva.
É visto, como um elemento fora dos sistema, que só complica e não deixa trabalhar.
Isto é o que pensam as organizações, mas a verdade é bem diferente do que pensam as organizações, porque por trás de um trabalhador está sempre um cidadão, que para além de outros direitos, tem os seus direitos de cidadania, comummente consagrados na Constituição.
São direitos muitas vezes improdutivos, à primeira vista, mas são direitos, que as organizações têm que saber acautelar no desenvolvimento da sua actividade.
Muitas vezes os direitos dos cidadãos são atropelados porque falha o sentido de justiça que deve ser universal.
É um principio errado fazer justiça a alguém, colidindo com a justiça de outrém.
Espero, assim, que este blog, seja um espaço pleno de cidadania, de troca de experiências, e de contribuidor dos direitos de cada indíviduo, em todas as circunstâncias da sua vida.

1 comment:

Espectadora Atenta said...

Caro Manuel Ferreira

Parabéns pelo seu blogue... è urgente uma maior intervenção por parte dos cidadãos contra o poder instalado. Felizmente, na blogsfera pode encontrar um conjunto de blogs que de livre iniciativa tomaram partido de denunciar muitas das questões que aborda no seu post. Esperemos que aqui na blogsfera, as coisas se passem de forma distinta, visto não sermos alvos de "pressões" para escrever e debater aquilo que alguns gostam de ver escrito!